No México, o trem Maya levará você a todos os melhores lugares de Yucatán. Mas ainda não.

Saí da plataforma da nova e reluzente estação ferroviária de Maxcanú, ansioso para ver o magnífico sítio arqueológico maia de Uxmal. Tudo que eu precisava era de um táxi para me levar até lá, uma viagem de cerca de 30 milhas de distância.

Não há táxis, disse o chefe da estação, enquanto estávamos no chão de pedra calcária polida da estação de pé-direito alto, que era fresca e arejada, apesar do sol brilhante do fim da manhã lá fora. E fui a terceira pessoa em duas semanas a descer em Maxcanú esperando chegar a Uxmal, disse ele.

Eu estava no meio de uma viagem de cinco dias para explorar o novíssimo Trem Maya e vários de seus destinos no Yucatán Peninsula of Mexico. Projetado para percorrer 1.554 quilômetros (965 milhas) em torno de um circuito de 34 estações quando concluído, o trem transportará os passageiros com conforto e frescor por cidades coloniais, sítios arqueológicos, resorts espetaculares e florestas tropicais.

Agora fiquei atordoado. Disputar um táxi nunca foi um problema no México. Mas os motoristas reunidos na praça principal de Maxcanú ofereciam apenas vans surradas que saltavam pelas pequenas cidades, onde eu poderia ou não encontrar um táxi para Uxmal. A próxima van partiria em 45 minutos.

As camadas da história de Yucatán há muito me mantêm fascinado. Durante viagens anteriores de carro, subi em templos e palácios maias desertos, entrei nas naves frescas de enormes igrejas do século XVI e visitei fazendas restauradas, testemunhos da ostentação – e das dificuldades – da economia de plantação da península do século XIX. Viajar de trem, pensei, me permitiria mergulhar mais nessa história.

Mas, como descobri em Maxcanú, um trem não necessariamente levará você aonde deseja.

Durante minha viagem em fevereiro, viajei pela única rota então disponível, um trecho leste-oeste inaugurado em dezembro e que vai de Cancún a Mérida, e depois ao sul, através da cidade portuária de Campeche, até o sítio maia de Palenque (uma rota curta entre Cancún e Playa del Carmen foi inaugurada no mês passado, com três trens por dia). Encontrei confusão de horários, estações inacabadas e escassez de trens – apenas dois operando diariamente em cada sentido entre Cancún e Campeche, e apenas um para Palenque. Dorminhocos e trens-refeitórios especiais parece que está a anos de distância.

O presidente Andrés Manuel López Obrador considera o Trem Maya seu projeto de desenvolvimento de vitrine e quer inaugurar o resto do trem antes de deixar o cargo em 1º de outubro. Com base na minha experiência, esse objetivo parece difícil de alcançar.

Comecei minha jornada em Cancún, onde, na escuridão da madrugada, a estação pairava como uma nave espacial brilhante. Um atendente examinou a passagem que eu havia comprado on-line e mais meia dúzia me indicou meu carro de classe turística, que estava com cerca de um quarto da capacidade. Planejei ir para Campeche, a cerca de 300 quilômetros de distância, parando uma vez por dia. A 120 quilômetros por hora, o trem percorre a rota em cerca de seis horas, o mesmo que um carro. (Quando a construção estiver concluída, a velocidade do trem deverá aumentar para 160 quilômetros por hora.)

As amplas janelas do carro davam para um muro de selva baixa. Os assentos verde-azulados eram confortáveis ​​e havia amplo espaço entre as fileiras. Comprei um cappuccino muito bom na lanchonete, mas recusei os sanduíches embrulhados em plástico. O resto da mercadoria eram copos de frutas, caixas de leite e junk food.

O comboio acabará por custar muito mais do que os 29 mil milhões de dólares orçamentados até agora, e não é a primeira vez que planeadores ambiciosos pousam na região. Cancún já foi uma pequena vila de pescadores, selecionada há meio século como centro turístico. Ano passado 10 milhões turistas internacionais voaram para seu aeroporto, mais do que os aeroportos da Cidade do México, Los Cabos e Puerto Vallarta juntos.

Mas o crescimento descontrolado estressou o ambiente frágil da costa caribenha. O Trem Maia, cientistas alertamempurrará esses problemas para sul, ameaçando o abastecimento de água da região, o seu sistema único de cavernas subterrâneas de calcário e as suas vastas reservas naturais.

López Obrador avançou, entregando o trem ao militares, e argumentando que irá espalhar a riqueza de Cancún e atrair novos visitantes. O México recebeu mais de 42 milhões de turistas estrangeiros no ano passado e eles gastaram quase US$ 31 bilhões.

Os governos locais veem uma oportunidade. “O trem permitirá que as pessoas se dispersem pela península”, disse Michelle Fridman, secretária de turismo do estado de Yucatán, que promove dezenas de atrações muito além de destaques como Mérida e Chichen Itza.

Agora que o trem está em operação, as empresas de transporte começarão a conectar as estações com locais menos conhecidos nas proximidades, disse ela.

É justo perguntar se o comboio é a forma mais eficaz de desenvolver o turismo da península. As empresas de turismo já realizam viagens para muitos locais das grandes cidades, que são bem servidas por ônibus. Dirigir um carro alugado pela maior parte da área é considerado seguro, de acordo com as orientações de viagem do Departamento de Estado dos EUA.

Demorei duas horas (e uma mudança de fuso horário) para chegar a Valladolid, uma cidade colonial de ruas bonitas e igrejas antigas, onde comprei o restante das minhas passagens na estação. Uma passagem em classe turística de Cancún para Valladolid custa 472 pesos (cerca de US$ 28) para estrangeiros e 355 pesos (cerca de US$ 21) para mexicanos. A primeira classe, com assentos mais largos, custa 755,50 pesos e 566,50 pesos, e há descontos para viajantes mais velhos e residentes dos cinco estados ao longo do trajeto do trem. (Um ônibus de primeira classe do centro de Cancún para Valladolid custa entre 222 e 344 pesos, dependendo da hora do dia, e leva meia hora a mais.)

Era impossível levar os novos trilhos do trem Maya aos densos centros das cidades e a estação de Valladolid, como as demais, ficava fora do núcleo urbano. Um ônibus que esperava levava os passageiros que desembarcavam no centro da cidade, numa viagem de 15 minutos por 35 pesos.

Naquele dia eu fiz uma turnê Um Balão, o local de um reino maia do século IX que é dominado por um palácio de 30 metros de altura, distinguido por uma fachada de esculturas representando guerreiros alados, características estilizadas de animais e padrões geométricos cercados por presas gigantes. A entrada no local inclui a entrada no cenote X-Canché, um dos milhares de sumidouros de calcário que eram sagrados para os maias.

Mais tarde, naquela tarde, eu estava passeando pelo Museu da Roupa Étnica, um museu particular coleção de vestidos tradicionais, bordados e chapéus, quando uma mensagem de WhatsApp da bilheteria piscou no meu celular. Meu trem marcado para o dia seguinte foi cancelado.

Resolvi resolver o problema pela manhã e aproveitar a cidade. Ao passear pelos antiquários e hotéis boutique da elegante Calzada de los Frailes, ficou claro que o turismo de Valladolid e a infra-estrutura para gerenciá-lo estavam bem estabelecidos. O Trem Maya é simplesmente uma forma alternativa de chegar a uma cidade que os turistas descobriram anos atrás.

De manhã, descobri que meu trem não havia sido cancelado, mas a estação para a qual eu tinha passagem, Tixkokob, estava fechada. Em vez disso, desci uma parada antes em Izamal, conhecida por suas ruas ocres e pelo gigante convento franciscano de San Antonio de Pádua, construído no topo das ruínas de uma pirâmide.

Durante a viagem de 90 minutos, ouvi um entusiasmo generalizado entre outros viajantes que expressaram a disposição de dar tempo ao trem para resolver os problemas. “Somos uma experiência”, disse Oliva Escobedo Ochoa, 64 anos, que estava de férias em sua casa no centro do México.

Letícia Iliassich, 57 anos, mexicana, viajava com o marido croata e parentes do México e da Croácia. Inicialmente, eles estavam programados para um trem anterior para Mérida, que foi cancelado. “Sabíamos que era um projeto novo”, disse ela. “Não nos importamos.”

O grupo já havia enviado um vídeo para amigos declarando: “Estamos no Tren Maya!”

Na estação de Izamal peguei uma carona de 15 minutos até o centro da cidade com um homem que me pediu para tirar uma foto dele ao lado do trem e de seu pai. De lá, peguei um táxi para a Hacienda San Lorenzo Aké, uma fazenda em funcionamento que ainda transforma a fibra de uma planta de agave chamada henequén em corda grossa. A procura global de henequén, conhecido como “ouro verde” de Yucatán, trouxe uma riqueza fantástica à região em meados do século XIX, salpicando a península com mais de 1.000 haciendas. (Muitos agora são hotéis suntuosos.)

Foi no terceiro dia que me vi preso em Maxcanú, depois de uma viagem de trem de 90 minutos desde Izamal. O chefe da estação, um capitão do exército, ofereceu-me uma boleia até Uxmal, tal como fez com os turistas retidos antes de mim.

Olhando para a venda final de ingressos de Uxmal às 16h, aceitei.

Minha situação deixou claro o quão distantes estão as promessas do Trem Maia para os turistas que buscam explorar mais Yucatán. Com o tempo, isso vai mudar, disse Fridman, secretária de turismo. “A ideia é ter mais hotéis ao longo da linha do trem”, disse ela. “Isso vai acontecer aos poucos.”

Mas Uxmal, um dos mais impressionantes sítios maias, compensado pelo inconveniente. Os grandes edifícios de Uxmal são confrontados com intrincadas máscaras decorativas, bem como frisos nos quais a geometria, a natureza e o divino se fundem. Novas placas em cada estrutura oferecem informações detalhadas em inglês e espanhol, parte do investimento do governo na melhoria das exibições nos locais maias para o projeto do trem.

A maioria dos turistas faz viagens de um dia de carro ou ônibus para Uxmal saindo de Mérida ou fica em um dos três hotéis próximos. Quando terminei o jantar no meu hotel, a sala de jantar começou a encher: tinham chegado 47 turistas polacos.

Meu plano para o dia era ir de táxi até Bécal, uma cidade onde os chapéus-panamá são tecidos em cavernas de calcário para manter as fibras macias, e depois pegar o trem da tarde na vizinha Calkiní para a cidade portuária de Campeche.

Mas passei tanto tempo assistindo à demonstração de confecção de chapéus e depois ajustando meu chapéu novo e comprando presentes que partimos com pouco tempo para chegar à estação. Para meu desgosto, perdi o trem, o último do dia.

Na praça central de Calkiní encontrei uma van que partia para Campeche. Custo: 65 pesos. Tempo: cerca de 1 hora e 20 minutos, semelhante ao que eu teria gasto no trem. Claro, fiquei preso em um assento apertado e tive que ouvir a escolha de baladas sentimentais do motorista, mas fui deixado no centro de Campeche, perto do meu hotel.

No dia seguinte, visitei o Museu de Arqueologia Maiauma coleção com curadoria especializada que incluía máscaras funerárias de jade, glifos e delicadas figuras de cerâmica.

José Madrigal, 45 anos, engenheiro de Fremont, Califórnia, estava tentando tornar a cerâmica maia interessante para seus filhos gêmeos. Os meninos tinham acabado de completar 5 anos e seu presente de aniversário foi um passeio no trem Maya. “Eles adoram trens”, disse Madrigal. Então a família seguiu em frente, mantendo um ritmo acelerado pelo museu. Eles tinham outro trem para pegar.

Sim, se você estiver viajando entre estações maiores. O trem também oferece uma forma de chegar a Palenque, que é mais difícil de alcançar e tem estradas com preocupações de segurança. Os viajantes podem guardar bicicletas a bordo.

Para ver os horários dos trens, verifique os destinos no local na rede Internet. Você não pode comprar ingressos online com mais de uma semana de antecedência. Mas quando você finalmente embarca, a viagem é tranquila – e o café é excelente.

Siga as viagens do New York Times sobre Instagram e inscreva-se em nosso boletim informativo semanal Travel Dispatch para obter dicas de especialistas sobre como viajar de maneira mais inteligente e inspiração para suas próximas férias. Sonhando com uma escapadela futura ou apenas viajando na poltrona? Confira nosso 52 lugares para visitar em 2024.